Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
Fase Única
estomatos-sa226e59b39e9


Os estômatos são estruturas que desenvolvem funções essenciais para a fisiologia das plantas. Conforme pode ser visualizado na figura, um estômato inclui uma abertura, chamada ostíolo, limitada por duas células-guarda (ou células-estomáticas). Ao redor do estômato, existem células epidérmicas diferenciadas, as células subsidiárias (ou células acessórias). Fatores ambientais como a luminosidade, concentração de gás carbônico e teor de umidade influenciam no funcionamento dos estômatos.

FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. Biologia. São Paulo: Ed. Moderna, 1999. [adapt.].

De acordo com seus conhecimentos e com as informações dos textos, analise as seguintes afirmativas.

I) As células acessórias (a) são as únicas células epidérmicas clorofiladas, exercendo, portanto, papel importante na fotossíntese, além de fornecerem água para as células estomáticas ficarem túrgidas em condições de alta concentração de CO2, o que leva à abertura dos estômatos.

II) Quando existe carência de água no solo e, conseqüentemente, na planta, as células-estomáticas (b) ficam flácidas e promovem o fechamento do estômato.

III) O estômato – estrutura localizada na epiderme dos vegetais – é responsável pelas trocas gasosas entre a planta e o ambiente, as quais ocorrem através do ostíolo (c), sendo, portanto, fundamentais para o metabolismo energético dos vegetais.

IV) Os estômatos são responsáveis pelo processo de transpiração das plantas, o que garante o contínuo transporte de água e sais minerais pelo floema, das raízes até as folhas, de acordo com a teoria da coesão-tensão.

Estão corretas apenas as afirmativas
A
II e IV.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
I e II.
F
I.R.