Uma estudante de Química realizou um experimento para investigar as velocidades de difusão dos gases HCℓ e NH₃.


Para tanto, colocou, simultaneamente, dois chumaços de algodão nas extremidades de um tubo de vidro, como mostrado na figura ao lado. Um dos chumaços estava embebido de solução aquosa de HCℓ (g), e o outro, de solução aquosa de NH₃ (g). Cada um desses chumaços liberou o respectivo gás. No ponto de encontro dos gases, dentro do tubo, formou-se, após 10 s, um anel de sólido branco (NH₄Cℓ), distante 6,0 cm do chumaço que liberava HCℓ (g).

a) Qual dos dois gases, desse experimento, tem maior velocidade de difusão? Explique.
b) Quando o experimento foi repetido a uma temperatura mais alta, o anel de NH₄Cℓ (s) se formou na mesma posição. O tempo necessário para a formação do anel, a essa nova temperatura, foi igual a, maior ou menor do que 10 s? Justifique.
c) Com os dados do experimento descrito, e sabendo-se a massa molar de um dos dois gases, pode-se determinar a massa molar do outro. Para isso, utiliza-se a expressão

Considere que se queira determinar a massa molar do HCℓ. Caso o algodão embebido de solução aquosa de NH₃ (g) seja colocado no tubo um pouco antes do algodão que libera HCℓ (g) (e não simultaneamente), como isso afetará o valor obtido para a massa molar do HCℓ ? Explique.