Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2009
1ª Fase
੦ Química
Físico-química
Equilíbrio químico
Deslocamento de equilíbrio químico
etino-e-conhecido-pelo249811d805f
 etino é conhecido pelo nome trivial de acetileno (aceito pela IUPAC). É utilizado como combustível nos chamados maçaricos de oxi-acetileno, uma vez que sua chama é extremamente quente (3000ºC). Esses maçaricos destinam-se a soldar ferragens ou cortar chapas metálicas. Sob o ponto de vista industrial, o acetileno constitui uma das mais importantes matérias-primas. A partir dele, pode-se obter uma infinidade de outros compostos usados para fabricar plásticos, tintas, adesivos, fibras têxteis etc.

O acetileno é um composto importante na chamada indústria carboquímica, isto é, aquela que utiliza matérias-primas provenientes do carvão. Aquecendo calcário (CaCO₃), podemos obter cal virgem (CaO), que, aquecida juntamente com carvão, em uma segunda etapa, produz o carbeto de cálcio, mais conhecido como carbureto de cálcio ou pedra de carbureto. 



O CaC₂ é um sólido iônico branco-acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente, produzindo gás acetileno. A queima do carbureto umedecido libera uma chama muito intensa em função da produção de acetileno a partir da reação entre a água e o carbeto. 



Adaptado de: PERUZZO, F. M.; CANTO, E. Química. vol. único. 3ª. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

Leia o o fragmento a seguir.

“Possantes candeeiros a carbureto iluminam a sala espaçosa pintada a óleo, refletindo a luz forte nas lentes escuras que protegem os grandes olhos firmes do poeta, sob as grossas pestanas negras.”

TEJO, Orlando. O Grito de Satanás nas Melancolias in Zé Limeira, Poeta do Absurdo.

Traçando um paralelo entre o texto “A Química do acetileno” e o fragmento da obra de Orlando Tejo, assinale a alternativa INCORRETA. 
A
A adição de água na pedra de carbureto em chamas impede que o fogo seja apagado.
B
A melhor forma de se apagar a chama de carbureto do candeeiro é adicionando água.
C
O CaCO₃, presente em uma das equações, representa a fórmula química do composto iônico carbonato de cálcio.
D
Os textos sugerem que a queima do carbureto libera luz e calor, sendo, portanto, uma reação química exotérmica de ∆H ∠ 0.