Questão
Universidade de Brasília - UNB
2011
Fase Única
experimento-Michelson231159842e2


O experimento de Michelson-Morley foi realizado para se verificar a hipótese de haver um meio (o éter) em que as ondas de luz se propagam. O esquema desse experimento, anterior ao surgimento da teoria especial da relatividade, está mostrado na figura acima. Nele, um raio de luz parte de uma fonte S e, ao chegar a um espelho semitransparente, divide-se em um raio 𝛼, que trafega na direção AB (ida e volta), e em um raio 𝛽, que trafega na direção AC (ida e volta). A direção AC é posicionada de modo a ser paralela à direção do movimento da Terra ao redor do Sol, que se dá com velocidade (suposta retilínea para o experimento em questão). Os dois raios encontram-se novamente no espelho semitransparente e dirigem-se para um sensor de luz D, que capta eventuais interferências entre eles. As distâncias AB e AC são iguais a L.

A partir do experimento de Michelson-Morley descrito e dos princípios da teoria especial da relatividade, julgue o item, considerando , em que c é a velocidade da luz.

Segundo a hipótese da teoria da relatividade especial de que a luz tem sempre a mesma velocidade, independentemente da velocidade da fonte, o resultado do experimento de MichelsonMorley, ou seja, a figura de interferência obtida no sensor de luz em D, não deveria modificar quando a orientação do aparelho, com relação ao movimento da Terra, fosse alterada em 90º.
C
Certo.
E
Errado.