Questão
Centro Universitário Tiradentes - UNIT
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
exploraca-America-foi1631754cbc2
A exploração da América foi uma condição essencial para o nascimento do capitalismo, e, também, um índice de sua expansão em escala mundial: “as descobertas de ouro e de prata na América, o extermínio, a escravização das populações indígenas, forçadas a trabalhar no interior das minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais e a transformação da África num vasto campo de caçada lucrativa são os acontecimentos que marcaram o alvorecer da era da produção capitalista. Esses processos idílicos são fatores fundamentais da acumulação primitiva. Os métodos (de acumulação primitiva) se baseiam, em parte, na violência mais brutal, como é o caso do sistema colonial. Mas todos eles utilizavam o poder do Estado, a força concentrada e organizada da sociedade para ativar artificialmente o processo de transformação do modo feudal de produção no modo capitalista, abreviando assim as etapas de transição. (A EXPLORAÇÃO... 2018). 

A exploração da América foi apoiada nos princípios gerais do mercantilismo, contudo ocorreram especificidades, que podem ser identificadas
A
na ausência da utilização e da exploração da mão de obra indígena como forma de trabalho compulsório nas colônias portuguesas. 
 
B
na opção pela utilização da mão de obra escrava africana, devido à fácil adaptação do negro ao trabalho forçado agrícola. 
C
no surgimento de uma elite econômica nas colônias espanholas, sem participação na estrutura política – os criollos.
D
no desinteresse da Inglaterra na exploração das Treze Colônias, o que caracterizou a inexistência de laços de dominação colonial. 
 
E
no desconhecimento da mão de obra servil na colonização inglesa na América, em decorrência da política negligência salutar.