Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2024
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
expressa-conflito1271db0ea7b
A expressão “conflito étnico” descreve tensões e embates entre grupos no interior de Estados nacionais e entre nações vizinhas. Essas tensões e embates apresentam graus variados de intensidade, desde situações não violentas, como é o caso do nacionalismo na província de Quebec, no Canadá, até conflitos que degeneram em guerras de extermínio e, por vezes, resultam no fracionamento de Estados-nação. Esse foi o caso da ex-Iugoslávia e dos conflitos entre sérvios, croatas, bósnios, albaneses e eslovenos nos anos 1990. Naquele contexto, além das distinções culturais, havia diferenças religiosas importantes entre cristãos e muçulmanos. A guerra civil iugoslava, ocorrida na década de 1990, resultou em mais de 100 mil mortos, em ações de “limpeza étnica” e na origem de novos Estados nacionais. 

MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2016.

Considerando o enunciado acima apresentado, é correto afirmar que
A
a política do apartheid na África do Sul, que segregou a população negra durante grande parte do século XX, representava um conflito étnico.
B
a guerra atual entre o Estado de Israel e o grupo militante islâmico Hamas não se configura como um conflito étnico, mas uma disputa territorial.
C
os conflitos étnicos entre catalães, bascos e os governos da Espanha são exemplares da busca da independência econômica de forma pacífica.
D
as tensões étnicas que têm potencial de gerar violências são uma expressão de sentimentos coletivos e não são impedidas por estratégias políticas.