Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2018
1ª Fase
fato-que-culminou119eac8aba4
O fato que culminou na Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, e de sua mulher, Sofia. Eles foram vítimas de um atentado durante a visita a Sarajevo – ato com importante conteúdo político, pois buscava demonstrar o domínio austríaco sobre a região.

O crime aconteceu em 28 de junho de 1914. O autor dos disparos foi Gavrilo Princip, estudante sérvio-bósnio ligado a uma organização nacionalista. Um mês depois, em 28 de julho, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, dando início ao confronto.

Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/primeira- guerra-mundial-estopim-foi-assassinato-de-arquiduque.htm>. Acesso em: 12 de agosto de 2017.

Pela análise do texto e da conjuntura do período, pode-se inferir que a Primeira Guerra Mundial teve como causa(s)

A
a política imperialista, o desejo das nações industrializadas de assegurarem a matéria-prima, o mercado consumidor e a aplicação do excedente industrial.
B
a política de apaziguamento, que foi quebrada quando a Inglaterra desobedeceu às regras da Conferência de Berlim em 1885.
C
o nacionalismo estadunidense com objetivo de conquistar regiões no Pacífico, que provocou revolta e indignação nas nações de etnia eslava.
D
o desejo imperialista das novas nações em ascensão, como a Tchecoslováquia e Iugoslávia, surgidas de movimentos nacionalistas ingleses.
E
a garantia do Império Austro-Húngaro de controlar a região balcânica com o apoio dos russos.