
Essa acidez natural pode ser aumentada pela formação de ácido lático, que é produzido pela degradação da lactose por bactérias, também presentes no leite. Nesse caso, ela indica que a atividade microbiana, no produto, é muito elevada e, por isso, o leite se torna impróprio para consumo.
1. ESCREVA a equação completa e balanceada que representa a dissociação do ácido lático, CH₃CHOHCOOH (aq), em água.
2. Na indústria de laticínios, tendo-se em vista a qualidade dos produtos, um dos parâmetros fundamentais a serem determinados é a acidez do leite.
Determina-se esse parâmetro, fazendo-se reagirem amostras de leite com uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH (aq), até a neutralização.
Certa amostra de 10 mL de leite é neutralizada por 2,0 mL de uma solução de NaOH (aq), de concentração 0,100 mol / L.
Considere que a acidez do leite se deve apenas a ácidos com um único próton dissociável, de fórmula genérica HA.
Com base nessas informações, CALCULE a concentração desse ácido genérico presente na amostra de leite neutralizada.
(Deixe seus cálculos registrados, explicitando, assim, seu raciocínio.)
3. O leite é considerado próprio para consumo, quando, em média, a concentração de ácido HA está entre 1,78 x 10⁻² mol / L e 2,22 x 10⁻² mol / L.
Assinalando com um X a quadrícula correspondente, INDIQUE se o leite de que foi retirada a amostra considerada no item 2 desta questão, é próprio ou impróprio para consumo.

4. Em um sistema como o leite, a acidez – seja ela resultante da presença de ácidos fortes (por exemplo, o HCℓ ) ou de ácidos fracos (por exemplo, o ácido lático) –, é determinada por titulação, conforme mostrado no item 2 desta questão.
Se o HA do leite fosse um ácido forte, a concentração desse ácido, nele encontrada, tornaria o pH do sistema igual a 1,7. No entanto sabe se que o leite tem pH na faixa de 6.
Considerando a distinção entre ácidos fortes e ácidos fracos, JUSTIFIQUE o valor mais elevado do pH do leite.