A fenilcetonúria, ou PKU, é uma doença autossômica recessiva, na qual os indivíduos afetados não possuem (ou têm bem reduzida) a enzima fenilalanina hidroxilase, que metaboliza o aminoácido fenilalanina. A fenilalanina que ingerimos por meio de diversos alimentos, normalmente, é quebrada em outros aminoácidos que são posteriormente absorvidos pelo organismo. Com a deficiência ou a falta da enzima, a fenilalanina se acumula no corpo e se torna tóxica, causando a fenilcetonúria. Além disso, também ocorre deficiência do nível de tirosina, envolvida na síntese de outras substâncias importantes, conforme representado na via metabólica a seguir. O diagnóstico da doença é realizado por meio do teste do pezinho, realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê, que acusa a falta dessa enzima no plasma.


a) Um recém-nascido foi diagnosticado com fenilcetonúria por meio do teste do pezinho. Com base na via metabólica apresentada, quais glândulas endócrinas terão suas produções hormonais alteradas?
b) Sabendo que os pais dessa criança possuem fenótipo normal para a fenilcetonúria, qual a probabilidade de o casal ter, na segunda gestação, um menino com fenótipo normal, porém portador de fenilcetonúria e, na terceira gestação, uma menina afetada pela mesma doença? Considerando o nascimento desses três filhos, em quais deles haverá a manifestação de algum grau de albinismo?