(SOMATÓRIA)
Em fevereiro de 2022, a Semana de Arte Moderna completou cem anos. Esse evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo e é considerado um dos grandes marcos do Movimento Modernista, que se expandiu pelo país. Sobre esse movimento, assinale o que for correto.
02) Na década de 1920 surgiram, em diversas cidades, jornais, revistas e manifestos publicados por artistas e intelectuais que se recusavam a copiar padrões europeus e propunham novas formas de definir o Brasil a partir da valorização da memória nacional e das raízes culturais do país.
04) O Movimento antropofágico, liderado por Oswald de Andrade, defendia a necessidade de reprocessar a cultura europeia e de adequá-la ao contexto brasileiro, com vista à construção de uma cultura nacional brasileira.
08) O intercâmbio cultural entre artistas, intelectuais e setores populares no Rio de Janeiro oportunizou a participação da população negra e de suas expressões artísticas e culturais, como o lundu e o maxixe.
16) Apesar de, à época, a elite nacional ainda preferir valsas, polcas e óperas europeias, a música nacional começou a construir uma identidade própria, com destaque ao choro, que se definiu como uma síntese musical de múltiplas influências.