Questão
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
2025
1ª Fase
fevereiro-abril-2023220b3013e35

De fevereiro a abril de 2023, a mostra The Art Of Banksy: “Without Limits” (A arte de Banksy: “sem limites”) reuniu 150 obras de Banksy, com ingressos entre R$ 45 e R$ 130. Um dos ícones da arte de rua, Banksy é famoso por levantar questões com alto teor de crítica social, o que levou o artista brasileiro NEGRO M.I.A. a fazer uma intervenção durante o pré-lançamento da exposição.

“Foi um manifesto para o mercado da arte compreender o que estão fazendo com a arte de rua. É muito grave. Estão transformando em produto e a arte de rua não é isso”, declarou NEGRO M.I.A., que pichou em cima de uma réplica de Swept It Under The Carpet (Varrido para baixo do tapete) a frase “Distanciamento social sempre existiu Bem vindos ao Brazil” para denunciar a contradição. E acrescentou: “É isso que querem esconder debaixo do tapete. (...) Porque uma exposição do Banksy, num dos shoppings mais caros de São Paulo, é muita contradição. E cobram a entrada num preço absurdo”.

THYAGO FURTADO Adaptado de vogue.globo.com, 06/02/2023.

Para além da denúncia à mercantilização da arte de rua, a intervenção de NEGRO M.I.A. aponta para outra possível crítica.

Observando suas declarações e a frase de intervenção junto à imagem de Banksy, conclui-se que essa crítica também está direcionada ao seguinte processo social marcante no Brasil:
A
autoritarismo político
B
informalidade laboral
C
segregação urbana
D
assimilação cultural