As fibras musculares são responsáveis pelos movimentos, e podem ser divididas em duas categorias principais: as fibras de contração rápida (fibras brancas) e as de contração lenta (fibras vermelhas). Os músculos esqueléticos apresentam os dois tipos de fibras em proporções diferentes. Hoje são bem conhecidos os fatores biológicos que controlam a proporção dos dois tipos de fibras nos músculos.
Já é possível criar, em laboratório, camundongos com alterações genéticas (doping genético), que têmmaior proporção de um tipo de fibra muscular.
Ciência Hoje, vol. 42, n° 251, Agosto de 2008 [adapt.].
Analise as afirmativas:
I. A coloração avermelhada da fibra vermelha é dada pela presença de mioglobina e mitocôndrias, que são importantes para a produção de ATP. Um exemplo de músculo onde esse tipo de fibra predomina são os músculos peitorais de aves migratórias.
II. O uso de anabolizante é considerado doping químico. Ele faz aumentar a massa muscular, devido à transformação do tecido adiposo em tecido muscular.
III. Para corredores de maratona (longa distância) é vantajoso ter mais fibras brancas, enquanto que para corredores de 100m (curta distância) é mais vantajoso ter músculos ricos em fibras vermelhas.
IV. Tanto as fibras vermelhas quanto as brancas são células musculares estriadas esqueléticas. Elas apresentam vários núcleos periféricos e citoplasma rico em actina e miosina, que atuam no processo de contração.
Estão corretas as afirmativas