Um dos filmes mais icônicos da história do cinema, Spartacus (Stanley Kubrick, 1960) – que teve como protagonista Kirk Douglas – narra a história de um homem grego nascido escravo e sua luta pelo fim não só da sua condição, mas de todo o sistema escravocrata no qual o Império Romano se assentava. A história ficcional lança luzes sobre as revoltas escravas ocorridas naquele período histórico e ajuda a refletir sobre esse flagelo humanitário existente desde a Antiguidade. A respeito da escravidão romana, assinale o que for correto.
01) A disseminação do cristianismo entre senhores e escravos e a existência de um excessivo número de escravos podem ser consideradas razões que contribuíram para a crise do sistema escravocrata romano.
02) A pirataria marítima e as conquistas territoriais foram determinantes para que o Império Romano aumentasse consideravelmente a escravidão em seus domínios.
04) A negociação e a concessão de pequenos direitos e vantagens foi a estratégia sistematicamente utilizada pelo Império Romano para conter as rebeliões escravas naquele período histórico.
08) Delos e Cápua foram importantes pontos de comercialização de escravos oriundos principalmente da Ásia e da África.
16) Escravos que detinham conhecimento técnico e intelectual geralmente eram utilizados na educação dos filhos de senhores abastados.