O filo Chordata (do latim chorda, corda) reúne os animais cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Há cerca de 45 mil espécies de cordados catalogadas, distribuídas em três subfilos: Vertebrata (vertebrados), com cerca de 43.700 espécies atuais, Urochordata (urocordados), com cerca de 1250 espécies e Cephalochordata (cefalocordados), com 23 espécies.
Fonte: AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. Único. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2002.
Em relação aos vertebrados, assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os peixes são animais pecilotérmicos. Isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente. A temperatura do corpo dos peixes em geral, mantém-se mais ou menos próxima à temperatura ambiente.
02. No estágio larval, os anfíbios respiram por brânquias, tal como os peixes. Quando adultos, perdem as brânquias e passam a viver também em ambientes terrestres, sendo que a respiração pulmonar passa a ser sua principal via de obtenção de gases. O fino, permeável e altamente vascularizado tegumento dos anfíbios também permite a troca de gases, sendo esta modalidade respiratória denominada respiração cutânea.
04. Os répteis são animais monoicos, que fazem fecundação externa. Os ovos costumam ser grandes, possuem uma casca grossa para proteger contra dessecamento, e o embrião tem desenvolvimento direto, sem metamorfose.
08. Os mamíferos são cordados, vertebrados, tetrápodos, craniados, amniotas, alantoidianos, protostômios, acelomados, homeotérmicos que possuem pelos e amamentam seus filhotes. Pelos dos mamíferos, penas de aves e escamas de répteis são anexos da pele formadas por queratina. Há espécies que vivem na terra, outras na água doce ou salgada, e ainda, aquelas que voam, como os morcegos.
16. As aves possuem tubo digestivo com particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e a cloaca. Não possuem bexiga urinária.