Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2009
1ª Fase
fixaca-natural133e47d45fb
A fixação natural de nitrogênio em grande quantidade ocorre em etapas. Inicialmente, o nitrogênio é oxidado sob condições altamente enérgicas, como descarga de raio, ou é oxidado em menor extensão sob condições menos enérgicas, como o fogo.

A reação inicial (reação 1) é a reação de nitrogênio e oxigênio para formar óxido nítrico.

N₂⒢ + O₂⒢ → 2 NO⒢ (reação 1).

O óxido nítrico é oxidado facilmente em ar, o qual fornece o oxigênio, formando o dióxido de nitrogênio (reação 2) que se dissolve em água para formar ácido nítrico e ácido nitroso (reação 3).

2 NO⒢ + O₂⒢ 2 NO₂⒢ (reação 2).



O ácido nítrico formado pode solubilizar-se na chuva, nas nuvens ou na umidade de solo e, assim, também aumentar a concentração de íons nitrato no solo.

Portanto, considerando as reações químicas apresentadas, é correto afirmar que
A
a adição de catalisador desloca o equilíbrio químico aumentando a produção de óxido nítrico ou de dióxido de nitrogênio, respectivamente, nas reações 1 e 2.
B
ao atingir o estado de equilíbrio, respectivamente nas três reações, a concentração de cada uma das substâncias, independentemente se for reagente ou produto, permanecerá constante.
C
a constante de equilíbrio químico, em função das concentrações, da reação 1 pode ser calculada pela expressão: 

D
os produtos da reação 3, além de melhorarem a qualidade do solo, devido à sua alta acidez, são benéficos ao homem, pois ajudam a diminuir a poluição de origem básica na atmosfera.