A folha é um dos órgãos das plantas e por meio dela ocorrem trocas gasosas. Deste modo, conhecer suas características geométricas, como a área, é determinante para compreender seu potencial fotossintético. Para estimar a área de um dos lados de uma folha, aqui considerada como figura plana, um pesquisador fixa uma unidade de comprimento u e coloca a folha embaixo de um papel quadriculado transparente, conforme figura 1.





Sabendo que os quadrados que formam o papel quadriculado têm, cada um, área 1 𝑢², o pesquisador colore e conta 65 quadrados que sobrepõem a folha, obtendo uma estimativa de 65 𝑢² de sua área, conforme figura 2.

Insatisfeito com a estimativa, o pesquisador refaz o procedimento mais duas vezes, utilizando papéis de mesma largura e comprimento, mas quadriculados com quadrados de lados menores. Na segunda contagem, utiliza lado 1/2 𝑢 e conta 217 quadrados coloridos, conforme a figura 3.

Já para a terceira contagem, utiliza lado 1/4 𝑢 e conta 800 quadrados coloridos, conforme figura 4.

Com base no exposto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Se o primeiro papel quadriculado é formado por 88 quadrados no total, então o terceiro papel quadriculado é formado por 1408 quadrados no total.
( ) A área obtida pelo pesquisador na segunda contagem é 50 𝑢².
( ) As folhas possuem numerosos estômatos, estruturas que permitem a absorção de CO₂, que se fecham quando há restrição hídrica, reduzindo a perda de água por transpiração.
( ) Admitindo que a área exata da figura plana formada pela folha é de 248/5 𝑢², então a diferença entre a área obtida pelo pesquisador, na terceira contagem, e a área exata é de 2/5 𝑢².
( ) O CO₂, que é absorvido pela clorofila presente nos tilacoides e armazenado em moléculas de ATP, participa da etapa clara ou fotoquímica da fotossíntese.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.