Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
2019
Fase Única
forc-atrativas-entre2160d4c9022
As forças atrativas entre as moléculas são chamadas de forças intermoleculares. Essas forças são responsáveis por assegurar a existência dos estados condensados da matéria: o estado líquido e o estado sólido. À medida que a temperatura de um gás se reduz, a energia cinética média das moléculas diminui. A uma temperatura suficientemente baixa, as moléculas deixam de ter energia suficiente para vencer a atração das moléculas vizinhas. Assim, as moléculas agregam-se para formar pequenas gotas de líquido. Este fenômeno da passagem do estado gasoso para o estado líquido é conhecido como condensação.

Ao contrário das forças intermoleculares, as forças intramoleculares mantêm os átomos de uma molécula unidos. As forças intramoleculares estabilizam as moléculas individuais, enquanto as forças intermoleculares são as principais responsáveis pelas propriedades físicas da matéria (por exemplo, os pontos de fusão e de ebulição).

As forças intermoleculares são, em geral, muito mais fracas do que as forças intramoleculares. Portanto, a evaporação de um líquido, água, por exemplo, requer muito menos energia do que a necessária para quebrar as ligações dentro das moléculas de água.

CHANG, R. e GOLDSBY, K.A. Química. 11ª ed. Trad. M. Pinho Produtos D. U. Ltda. Porto Alegre: Editora McGraw Hill Bookman, 2013. 469 p (adaptado).

O TEXTO aborda as ligações químicas intramoleculares e intermoleculares. Com relação às características dessas forças/ligações, assinale a alternativa CORRETA.
A
As ligações coordenadas normais são forças intermoleculares constituídas pela união de elementos metálicos com ametais.
B
As forças dipolo-dipolo são responsáveis pela união de átomos dentro de uma molécula e se caracterizam como moléculas apolares.
C
As forças de dispersão ou dipolo-induzido caracterizam-se como moléculas polares e apresentam maiores valores de energia em comparação às forças intramoleculares.
D
A ligação de hidrogênio é uma interação dipolo-dipolo com maior intensidade e, por tal, restrita a certos elementos da tabela periódica.
E
Os estados físicos de agregação da matéria (sólido-líquido-gasoso) dependem, somente, das forças intramoleculares de ligações iônica, covalente e metálica.