Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2009
Fase Única
formas-apropriaca964c3c4938
“As formas de apropriação do espaço regional amazônico na atualidade resultam de uma evolução histórica peculiar, cujo ponto de partida encontra-se na fundação, em 1616, do Forte do Presépio de Belém, junto à foz do Amazonas. O processo histórico de valorização econômica da região, marcado por longos períodos de estagnação, alternados por outros de expressiva aceleração, foi o resultado da combinação de opções geopolíticas estatais e aproveitamento de oportunidades econômicas que geraram formas heterogêneas de ocupação.” 

 Jornal Mundo :Geografia e política internacional.agosto2008.p 09 

No contexto da citação acima é verdadeiro afirmar que 

A
a partir da década de 1960 a região volta a ser palco de vultuosos investimentos, desta feita pela iniciativa privada, que deflagrou uma estratégia visando a reativação do crescimento econômico, estagnado desde o término do chamado “ciclo da borracha”. 
 
B
o apogeu da exploração da borracha natural, no final do século XIX, que prolongou-se até meados do século XX, provocou profundas transformações demográficas e econômicas na região, com a circulação de significativo volume de capitais que ensejaram modificações urbanísticas não só em Belém e em Manaus, como também nas áreas de domínio dos seringais. 
 
C
durante o período colonial, as atividades econômicas desenvolvidas na região se resumiram à coleta de produtos florestais, as “ drogas do sertão”, destinados ao comércio europeu. Essas atividades originaram uma ocupação humana restrita às margens do rio Amazonas e de alguns dos seus afluentes. 
 
D
a moderna “conquista da Amazônia”, pós década de 1960, trouxe novos investimentos à região, invertendo o eixo geográfico da colonização, anteriormente com uma população predominantemente urbana, com maiores densidades demográficas nas grandes e médias cidades. Hoje, devido à instalação de projetos agro-pecuários e mínero-metalúrgicos, há maiores adensamentos nas áreas rurais, ao longo dos eixos rodoviários e no entorno desses projetos.