
As fotos acima compõem a exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada de Sebastião Salgado. São ao todo 56 fotografias feitas na década de 1980 no garimpo de Serra Pelada, no sul do Pará. A região sofreu uma intensa corrida pelo ouro à época, quando recebeu dezenas de milhares de homens que transformaram uma serra de morros em uma enorme cratera.
Nas fotografias, Salgado revela a dimensão do garimpo com as intermináveis filas de homens escalando as paredes do buraco, quase como formigas. Quando se aproxima dos garimpeiros, o fotógrafo registra em preto e branco – uma de suas marcas – as pessoas cobertas de lama e suor, arrastando os sacos de minério.
Adaptado de agenciabrasil.ebc.com.br, julho/2019.
A exploração de ouro tornou Serra Pelada o maior garimpo a céu aberto do mundo, como registram as fotografias de Sebastião Salgado. O incentivo a essa atividade foi um dos desdobramentos do Projeto Grande Carajás, iniciativa dos governos militares na década de 1970.
Aponte uma das motivações dos governos militares com relação à exploração mineral na Serra dos Carajás. Identifique, também, dois efeitos dessa exploração para as condições de vida locais.