A fotossíntese é uma das funções biológicas fundamentais das células vegetais. Por exemplo, a clorofila contida nos cloroplastos é capaz de absorver a energia que a luz solar emite como fótons e transformá-la em energia química. Esta, por sua vez, se acumula nas ligações químicas entre os átomos das moléculas alimentícias, produzidas com a participação do CO₂ atmosférico. Em contrapartida, se analisarmos as etapas da respiração celular, em que a energia contida nas substâncias alimentícias é processada, veremos que, de certa maneira, a fotossíntese é um processo inverso da respiração celular. Inclusive, pode-se observar que cloroplastos e mitocôndrias têm muitas semelhanças estruturais e funcionais.
Sobre as etapas de reações da fotossíntese e respiração celular, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Nas fases finais das reações fotoquímicas da fotossíntese, é produzido NADPH (a partir de NAD⁺, e⁻ e H⁺) e ATP (a partir de ADP e fosfato). Tais processos são semelhantes aos que ocorrem normalmente na fosforilação oxidativa da respiração celular.
PORQUE
II - Na fosforilação oxidativa, o fluxo de elétrons parte da NADH (ou FADH₂) até o O₂ e é produzida H₂O. Já nas reações de fotofosforilação da fotossíntese, ocorre o inverso, pois os elétrons fluem de H₂O, previamente dissociada em O₂, H⁺ e e⁻, até a NADPH.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.