Questão
Universidade Federal Fluminense - UFF
2008
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
fracasso-estrondoso867fbc43e1
O fracasso estrondoso de “O Contrato Social”, o livro menos popular de Rousseau antes da Revolução, levanta um problema para os estudiosos que investigam o espírito radical na década de 1780: se o maior tratado político da época não conseguiu despertar interesse entre muitos franceses cultos, qual foi a forma das idéias radicais que efetivamente se adaptou aos seus gostos? (Darnton, Robert. O Lado Oculto da Revolução. São Paulo, Companhia das Letras, 1988, p.130)

Assinale a resposta que está mais de acordo com as colocações do autor.
A
A literatura clandestina que circulava na França no século XVIII foi um empreendimento econômico e uma força ideológica que legitimou o poder de Luis XV e o Antigo Regime.
B
Ao contrário da afirmativa acima, O Contrato Social de Rousseau foi um best seller da época, pois traduzia os anseios e expectativas da nobreza francesa em crise.
C
A progressiva separação entre ciência e teologia no século XVIII não liberou a ciência da ficção. Neste sentido, a idéia mística sobre a natureza e seu poder transformador traduzia-se numa visão radical que alimentou o espírito revolucionário dos franceses às vésperas da revolução.
D
As idéias radicais que alimentaram o espírito revolucionário dos franceses não eram tributárias da literatura da época, pois a população francesa era majoritariamente analfabeta.
E
A Revolução Francesa representou o fim dos privilégios da nobreza e a consagração dos interesses burgueses. Neste sentido, a literatura da época expressou tão somente a tensão entre a nobreza e a burguesia.