Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2019
Fase Única
fragmento-poeta-Manoel27e167e6d6
O fragmento do poeta Manoel de Barros pertence à obra MEMÓRIAS INVENTADAS: A Segunda Infância, publicado em 2006.
Sobre o que se tem na citação, é correto afirmar:
A
A estrutura sintático-semântica do segmento introduzido pela conjunção que (em letras minúsculas) legitima a compreensão de que, se as reticências fossem preenchidas pela palavra “Desejo”, a frase teria a clareza e a correção garantidas.
B
A sequência fita métrica, balança, barômetro é série que exalta a importância da precisão de instrumentos.
C
O fato de a conjunção “que” estar empregada em letras minúsculas e maiúsculas é indicativo de que, no primeiro caso, pode estar introduzindo complemento verbal exigido, por exemplo, pelo verbo “dizer” ou outro que tem como complemento o conteúdo de uma fala, enquanto, no segundo caso, essa possibilidade não existe.
D
Os instrumentos de medição citados determinam que se atribua à palavra coisa − cujas acepções são tantas e dependentes de específico contexto − o sentido de “qualquer objeto palpável”, dado que a natureza do fragmento não propicia sentidos figurados.
E
Em há de ser medida, está presente uma ideia de futuro (muito desejado), o que torna mais significativo o uso da forma produza, em lugar de “produz”, pois o subjuntivo exprime um fato em sua eventualidade, que pode vir a ocorrer ou não.