A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhe propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão etc. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilização industrial. Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na
natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvão mineral, e em alguns casos, o carvão vegetal. O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço. Como combustível, permite alcançar altas temperaturas (cerca de 1.500°Celsius) necessárias à fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoção do oxigênio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se redução e ocorre dentro de um equipamento chamado alto forno.
Disponível em: http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/aco/processo--introducao.asp. Acesso: 11 set. 2013.
Analise as seguintes proposições sobre os elementos químicos Ferro e Carbono, citados no texto, e assinale a soma da(s) CORRETA(S).
01. O ferro é um metal de transição que possui as camadas K e L completas e a camada M incompleta.
02. O Carbono possui 6 elétrons na sua camada de valência.
04. Na sua ligação com o oxigênio, o ferro pode formar os compostos Fe₂O₃ e FeO, ambos óxidos.
08. Ao associar-se com o oxigênio, o carbono forma o dióxido de carbono, que também é resultante da combustão dos combustíveis fósseis.
16. Os metais, como o carbono, fazem ligação metálica, onde os elétrons são compartilhados na forma de uma nuvem eletrônica.
32. O diamante e o grafite são as duas formas alotrópicas possíveis do carbono.