O gás contido nos refrigerantes é o dióxido de carbono, que, nesse meio, que é aquoso, apresenta-se em equilíbrio com o ácido carbônico. Na bebida, ocorre o seguinte equilíbrio químico:
2H₂O(ℓ) + CO₂(g) ⇋ H₃O⁺(aq) + HCO⁻(aq)
Considerando o princípio de Le Chatelier, que trata das consequências sofridas por um sistema em equilíbrio diante de perturbações, assinale o que for correto.
01) Quando o refrigerante permanece em frasco aberto, a pressão do sistema diminui e o equilíbrio se desloca para o sentido da reação inversa, aumentando a concentração de CO₂ que, em sistema aberto, tende a se desprender.
02) Quando bebemos o refrigerante, o suco gástrico presente em nosso estômago, formado principalmente pelo ácido clorídrico (HCℓ), aumenta a concentração de H₃O⁺ no sistema, deslocando o equilíbrio no sentido da reação inversa, havendo mais formação de gás carbônico.
04) A temperatura em que se encontra o refrigerante pode favorecer a perda de CO₂ em um sistema aberto, e esse comportamento está associado à solubilidade dos gases em líquidos.
08) O gás carbônico é classificado como óxido ácido, pois, em meio aquoso, dá origem ao ácido carbônico, que, por sua vez, é um ácido fraco e instável.
16) Uma das formas de impedir o desprendimento do gás carbônico é o uso de uma haste metálica, como uma pequena colher, suspensa no gargalo da garrafa do refrigerante, limitando assim a perturbação do sistema.