O gás ozônio e o fósforo branco são alótropos dos elementos químicos oxigênio (z = 8) e fósforo (z = 15), respectivamente, que apresentam diferentes características.
O jornal O Estado do Maranhão veiculou as seguintes informações sobre essas duas formas alotrópicas:
“BRASIL - A região metropolitana de São Paulo atingiu em 2012 o pior índice de poluição por ozônio (O₃) nos últimos 10 anos, segundo relatório anual de qualidade do ar da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).”
Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO. São Luís: Mirante, 23 mai. n. 18.545. 2013.
“ISRAEL – Autoridades militares israelenses voltaram a afirmar que o país deve interromper o uso de munições de artilharia com fósforo branco (P4), utilizado para criar cortinas de fumaça. As munições devem ser substituídas por outras que usariam apenas gases para causar o mesmo efeito. Grupos de direitos humanos condenaram o uso de armas com fósforo branco durante o conflito de Gaza, por elas causarem sérios danos à população civil. Ele é utilizado, além de ocultar movimento de tropas com uma cortina de fumaça, para marcar alvos inimigos ou até mesmo incendiar os oponentes. Seus efeitos podem ser mortais. Em contato com a pele, a substância causa queimaduras que vão até o osso.”
Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO. São Luís: Mirante, 28 mai. n. 18.550. 2013.
As características químicas desses alótropos são as seguintes: