Questão
Universidade Nova Iguaçu - UNIG
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
gasolina-ainda-hoje-e1343c745478

A gasolina ainda hoje é considerada um dos principais combustíveis automotivos. Este combustível é constituído principalmente de hidrocarbonetos e compostos orgânicos oxigenados. Entretanto, pela dificuldade na produção, alto custo e poluição gerada pela gasolina, algumas alternativas estão sendo pensadas para substituir ou diminuir o consumo do referido combustível. Uma dessas alternativas é o uso de gás hidrogênio, pois, este não geraria impacto ambiental e o poder calorífico, ou seja, o calor produzido por 1,0g do H₂ é maior que o da gasolina ou outros hidrocarbonetos, a exemplo do metano, CH₄, como ilustrado na tabela, que apresenta algumas propriedades de combustíveis automotivos. Entretanto, existem algumas desvantagens em se utilizar H₂ como combustível, um deles se refere a transportá-lo no estado líquido.

Baseando-se nessas informações e na análise das equações químicas I e II, é correto afirmar:
A
É mais difícil manter hidrogênio no estado líquido do que metano, pois a intensidade dos dipolos gerados nas moléculas H₂ é menor que nas moléculas de metano, de modo que as moléculas H₂ interagem mais fracamente.
B
Se o poder calorífico do gás hidrogênio é maior que a do metano, isso indica que para cada mol de gás hidrogênio que reage o calor liberado é maior que o liberado quando um mol de metano reage.
C
Se os gases H₂ e CH₄ forem submetidos às mesmas condições e tenha um vazamento, a tendência é que o gás hidrogênio se concentre em regiões mais baixas que o metano.
D
Se o poder calorífico do gás hidrogênio é maior que o da gasolina, isso quer dizer que a combustão do gás hidrogênio é mais rápida que a da gasolina.
E
O gás hidrogênio é considerado um combustível limpo porque gera menos produto que o gerado na combustão de hidrocarbonetos, a exemplo do metano.