Os gatos domésticos (Felis catus) possuem número diploide de 38 cromossomos, sendo dois deles os cromossomos sexuais, representados por X e Y (as fêmeas são homogaméticas).
A pelagem tortoiseshell, popularmente conhecida como escaminha, é estabelecida geneticamente e é caracterizada pela presença de pelos pretos e pelos laranjas, mesclados ao longo de todo o corpo do animal.
A herança das cores preto ou laranja é determinada por genes codominantes (respectivamente, B e O) localizados no cromossomo X. Assim, a presença de ambos os alelos determina a produção de pelos das duas cores (o padrão escaminha).
Considerando a herança do tipo de pelagem descrita acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A probabilidade de nascer um filhote macho com pelagem laranja, a partir do cruzamento entre uma fêmea escaminha e um macho preto, é igual a 0%.
II. O padrão de distribuição das cores preto e laranja pode variar de uma fêmea escaminha para outra, pois é resultante da inativação aleatória de um dos cromossomos X (de origem materna ou paterna), que ocorre no início do desenvolvimento embrionário de mamíferos.
III. Gatos machos podem apresentar pelagem escaminha, caso sejam portadores de alguma alteração genética, como por exemplo, a presença de um cromossomo X extra, que resulta em um cariótipo 39, XXY.
Está correto o que se afirma em