“A geomorfologia fluvial interessa-se pelo estudo dos processos e das formas relacionadas com o escoamento dos rios. Os rios constituem os agentes mais importantes no transporte dos materiais intemperizados das áreas elevadas para as mais baixas e dos continentes para o mar. Sua importância é capital entre todos os processos morfogenéticos. [...] todos os acontecimentos que ocorrem na bacia de drenagem repercutem, direta ou indiretamente, nos rios. As condições climáticas, a cobertura vegetal e a litologia são fatores que controlam a morfogênese das vertentes e, por sua vez, o tipo de carga detrítica a ser fornecida aos rios” (CHRISTOFOLETTI, 1980). Acerca dos conhecimentos relacionados à geomorfologia fluvial, bacia hidrográfica e seus desdobramentos no dia a dia da sociedade, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2017
1ª Fase
geomorfologia-fluvial1224448d8cc
A
Diversas cidades brasileiras e do mundo estão instaladas em áreas geomorfologicamente conhecidas como planícies de inundação. Tratam-se de áreas planas e topograficamente mais baixas que margeiam os rios e estão sujeitas a enchentes recorrentes. Dessa forma, a sua ocupação comumente pode gerar prejuízos econômicos e/ou humanos.
B
Dependendo principalmente das condições climáticas da área, os rios podem ser denominados de rios perenes ou permanentes e rios efêmeros ou intermitentes. Os rios efêmeros são aqueles cujas águas fluem em função direta do período de chuvas, durante uma parte do ano. Os rios perenes são aqueles que fluem durante todo o ano.
C
Os rios são naturalmente utilizados para o transporte de sedimentos através de três maneiras diferentes: solução, suspensão e saltação. Em função dessa característica, é justificado seu uso para o transporte dos dejetos e rejeitos produzidos pela sociedade.
D
Em alguns locais, as planícies de inundação são utilizadas para fins agrícolas. No Brasil, é notável a utilização das planícies de inundação de alguns rios localizados nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente para a produção de arroz.
E
Nas margens de diferentes rios é comum observar sua utilização para diferentes fins. Por exemplo, as indústrias podem utilizar as águas dos rios para resfriar motores, diluir e remover resíduos. Já na agricultura, os rios podem fornecer água para irrigação de plantios e consumo animal.