O governo alemão reconheceu oficialmente nesta sexta-feira (28) ter cometido o crime de genocídio na Namíbia nos anos 1904 e 1908. Pelo menos 70 mil pessoas morreram nesses anos, parte do período de domínio colonial alemão sobre o país da África Austral.
Foi a primeira vez que o governo da Alemanha admitiu o crime. O reconhecimento não tem nenhuma implicação jurídica internacional, mas é carregado de valor simbólico e veio acompanhado de uma compensação financeira pelos danos causados no período.
A Alemanha fez um acordo com a Namíbia para investir pouco mais de 1 bilhão de euros em programas de cooperação e desenvolvimento local pelos próximos 30 anos. A chancelaria alemã remarcou que se trata de um gesto espontâneo, sem o caráter legal de uma indenização, mas com o qual espera reparar em parte o sofrimento provocado.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/05/28/O reconhecimento-alem%C3%A3o-do-genoc%C3%ADdio-cometido-na Nam%C3%ADbia
As informações são vinculadas, a depender do gênero, de formas diferentes nas línguas, em especial na língua portuguesa, em que há muitas possibilidades de construções linguísticas. No caso do texto retirado do NexoJornal, é possível identificar