O governo chinês, com a Iniciativa do Cinturão e da Rota (Belt and Road Initiative - BRI), prevê uma mega conexão de portos, ferrovias, estradas e aeroportos para alavancar os negócios da China com a Ásia, Europa, Oriente Médio e África. A iniciativa tem duas partes principais: o Cinturão (Belt), formado por uma série de corredores terrestres que ligam a China à Europa, via Ásia Central e Oriente Médio, e a “Rota da Seda do Século XXI” (Road), o corredor marítimo que liga a costa sul da China ao leste da África e ao Mediterrâneo. Sobre a Iniciativa do Cinturão e da Rota, analise o mapa a seguir.


Com base no mapa, analise as afirmações a seguir.
I. O BRI deve consolidar o protagonismo chinês nas relações internacionais e alterar as dinâmicas geopolíticas, incrementando seu soft power nos espaços euro-afro-asiáticos.
II. O Cinturão, por um lado, deve impulsionar o desenvolvimento das províncias do oeste chinês e, por outro, pode tornar dependentes os países que receberam investimentos em infraestrutura física e digital.
III. A Rota deve estabelecer novas interconectividades entre a China e os países banhados pelo Índico, cujos recursos naturais são estratégicos para manter o crescimento econômico chinês.
Está correto o que se afirma em