Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2022
Fase Única
hidrogenio-verde-e984950874a

O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise, processo no qual uma corrente elétrica divide a água em hidrogênio e oxigênio, em um dispositivo chamado eletrolisador. O resultado é o chamado hidrogênio verde, que é 100% sustentável.

O Brasil tem grande potencial para realizar a transição energética em curso no planeta e pode inclusive se tornar um exportador de hidrogênio verde, que segundo a projeção de especialistas, deverá responder por 20% de toda a energia consumida no mundo até 2050.

Adaptado de Otávio Dias, Hidrogênio verde: a descarbonização da Europa e o interesse do Brasil, in https://fundacaofhc.org.br


A produção em grande escala de hidrogênio verde, no Brasil,
A
permite descarbonizar a economia nacional e cumprir as metas do Acordo de Paris, entre as quais a eliminação das emissões de gases de efeito estufa até 2025.
B
exige uma mudança na matriz energética sustentável, redirecionando os atuais investimentos em energia solar, eólica e em biomassa para a construção de eletrolisadores.
C
é um investimento em uma fonte de energia limpa, uma vez que o uso de hidrogênio verde libera apenas água, na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono.
D
representa a oportunidade de oferecer mais uma commodity no mercado internacional, aproximando-se mais da China e dos Estados Unidos, líderes na descarbonização de suas economias.
E
muda radicalmente a forma de produzir e consumir energia e torna prioritária a construção de termelétricas e de hidroelétricas com amplos reservatórios para estocar a matéria-prima da hidrólise.