Sobre as hidrovias brasileiras, analise, com atenção, as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a sequência CORRETA.
1. No território brasileiro, a rede hidroviária consiste em uma ampla malha viária composta por muitos rios que, para serem navegáveis, exigem a construção de grandes empreendimentos e estruturas, como obras de correção e instalação de equipamentos.
2. No Brasil o modal hidroviário é o que possui a maior representatividade e participação nos sistemas de deslocamento nacional, haja vista o grande potencial que o país possui para esse meio de transporte.
3. Uma justificativa para a negligência de investimentos nas hidrovias brasileiras é a existência de muitos rios de planalto, que são mais acidentados e exigem mais obras de correção para facilitar o transporte. Os rios de planície, mais facilmente navegáveis, se encontram em áreas afastadas dos grandes centros econômicos.
4. Prioriza-se a concentração de investimentos em rodovias em áreas onde o mais indicado seria o investimento em hidrovias, cujo exemplo mais notório é o caso da Transamazônica, uma estrada construída quase que paralelamente ao rio Amazonas, de fácil navegação.
5. Após a criação do MERCOSUL, que passou a exigir mais das hidrovias para a integração do Cone Sul, os investimentos públicos nessa área elevaram-se, mas ainda são insuficientes. As principais hidrovias do Brasil são a Tietê-Paraná, a do Rio São Francisco, a do Amazonas, entre outras.
A sequência CORRETA para Verdadeiro (V) e Falso (F) nas afirmativas é: