A história da Previdência no Brasil começa há 130 anos, em 1888, com um decreto que regulava a aposentadoria de funcionários dos Correios – e que era curiosamente mais rigoroso do que o sistema atual, levando-se em consideração a expectativa de vida na época: era preciso ter 30 anos de serviço e idade mínima de 60 anos para se aposentar.
Nas décadas seguintes foram instituídos sistemas de aposentadoria para funcionários de diversos setores ligados ao Estado – da Casa da Moeda à Alfândega. Com o tempo, vários desses sistemas que atendiam apenas uma categoria foram fundidos, a rede de proteção social no Brasil foi se estruturando e, em 1990, surgiu o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.
O debate sobre a eventual necessidade e a maneira de se reformar a Previdência também não é novo. Desde o surgimento do Plano Real, todos os governos tentaram reestruturar o INSS e o sistema de aposentadorias dos servidores públicos.
O déficit no atual sistema previdenciário é antigo, ele nasceu praticamente com o INSS. Pelo dado mais recente divulgado pela Secretaria da Previdência, chegou-se a R$ 186,3 bilhões, o maior da série histórica.
Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese>. Acesso em: mai. 2019. Adaptado.
A Reforma da Previdência é um dos temas mais importantes discutidos, atualmente, no Brasil.
Uma das principais razões que justificam a necessidade de rever a atual Previdência Social do Brasil é