A história da filosofia antiga e medieval tem como centro de discussão a dualidade entre o mundo real e ideal, ideia platônica, contraposta por Aristóteles, reafirmada e defendida na Idade Média por Santo Agostinho, na proposição corpo e alma, céu verso terra, hipervalorizarão da alma e desvalorização do corpo, defendida pela Igreja medieval, “Salva a tua Alma”. Na sociedade atual, essa discussão retorna com uma nova roupagem, “o culto ao corpo”, com os processos de valorização do corpo, atrelado à tecnologia que promete a longevidade, e a qualidade de vida.
Nesse sentido, contrapondo a teoria platônica e constatando as tendências da modernidade, é CORRETO afirmar que:
01. a Filosofia Estética é independente dos valores morais.
02. o bem estar físico é atrelado ao bem estar social, psíquico, ético, pois o ser humano é um todo, e não um ser fragmentado.
04. a tendência atual é o desapego do mundo sensível e dos bens exteriores a fim de orientar-se para a contemplação das ideias, ideias do bem.
08. não há na atualidade espaço para a defesa da imortalidade da alma, e da finitude do corpo.
16. a Escola de Alexandria, Capadócia fundamentaram e divulgaram a teoria de São Thomás de Aquino, fundamentada em Platão.
32. o colapso das instituições religiosas se dá, pelo fato do bem estar físico, suprir todas as necessidades do homem, inclusive da superação do ser finito.