Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2023
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
historia-mulheres-na-e9626b2b638
A história das mulheres não é só delas, é também da família, da criança, do trabalho, da mídia, da literatura. É a história do seu corpo, da sua sexualidade, da violência que sofreram e que praticaram, da sua loucura, dos seus amores e dos seus sentimentos. 

PRIORE, Mary del (org.); BASSANEZI, Carla. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto; 2ª ed., 1997, pág. 7.

O papel desempenhado por diversos segmentos sociais como, por exemplo, as mulheres, os índios e os negros, muitas vezes é relegado a segundo plano como se fossem “excluídos” da história nacional, sendo que
A
a liberdade religiosa, estabelecida durante a dominação holandesa no Brasil, possibilitou o estabelecimento dos primeiros direitos indígenas e o papel preponderante das mulheres nas Câmaras Municipais.
B
o processo de industrialização ocorrido no Segundo Império, deslocou a mulher do ambiente familiar para o trabalho fabril, dando origem às primeiras leis sociais que estabeleceram a igualdade de direitos entre os homens e as mulheres.
C
o movimento operário de características liberal, típico da Primeira República, trazia a responsabilidade do trabalho fabril exclusivamente para o homem, relegando à mulher o papel de “rainha do lar”.
D
o populismo que se estabeleceu no Brasil, da década de 1930 à década de 1960, ao buscar desenvolver a ideia de nacionalidade, eliminou da sociedade brasileira, por meio de uma legislação social, a diferença de gênero e de etnia.
E
as mulheres tiveram um papel de destaque na luta contra o regime ditatorial civil-militar, através de açõe