Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2012
2ª Fase
homens-que-combatem77c3c410d3
“Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais nada ( …) lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu.”

ANDERSON, Perry. Tibério Graco. In: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 1988, p.60.

Considerando os acontecimentos que marcaram a história de Roma Antiga e o discurso de Tibério Graco, assinale a alternativa INCORRETA
A
Durante o período de expansão, muitos plebeus que serviram o exército romano perderam suas terras porque, sem dinheiro, eram obrigados a vendê-las aos ricos proprietários de terras e escravos.
B
Tibério Graco, ocupando o mandato de tribuno da Plebe, apresentou uma lei de Reforma Agrária para impedir o avanço do latifúndio e recompor a camada de pequenos e médios proprietários.
C
Sensível ao sofrimento da plebe, a elite patrícia apoiou o projeto de Tibério Graco e aprovou a Reforma Agrária em Roma.
D
As guerras de expansão promovidas pela República contribuíram para tornar Roma um grande império, porém promoveram uma grande marginalização da plebe romana.
E
 Sem condições de manter suas terras, muitos agricultores migravam para a cidade e viviam na pobreza. Eram chamados de proletários, pois tudo que possuíam era sua prole, ou seja, seus filhos