Questão
Simulado UNESP
2022
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homeschooling-e355beb6840f
O homeschooling é diferente do ensino remoto adotado na pandemia de covid-19, porque a escola não participa, sendo os pais os responsáveis integrais pelo processo pedagógico dos filhos. Para Ribeiro [Ministro da Educação], o projeto tem como objetivo “colocar na legalidade mais de 35 mil famílias” que já optam pelo modelo, segundo suas contas. Sobre o papel da escola na criação de laços sociais das crianças, o chefe do MEC, que é pastor presbiteriano, disse o seguinte: “Existem outras formas de socializar, na família, nos clubes, nas bibliotecas e até mesmo nas igrejas”. Inicialmente, o projeto propunha que o aluno em casa fosse avaliado anualmente pelo MEC. O novo texto fala em exames trimestrais. Além disso, os pais são obrigados a "assegurar a convivência comunitária" da criança. Entre os argumentos de seus defensores estão aspectos como a má qualidade da escola pública, a segurança das crianças e a possibilidade de pais resguardar os filhos de conteúdo do qual discordam.

De acordo com a presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, na audiência realizada pelo Congresso, o ensino domiciliar “compromete a convivência com diferentes grupos sociais, parte essencial do processo educativo e de humanização, pelos quais se estabelece relações de empatia, de solidariedade e de cidadania, essenciais para o desenvolvimento social, afetivo, psíquico e cognitivo de crianças e jovens”.

Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), expressou preocupação na audiência em relação à qualidade do ensino que pode ser oferecido nos lares, tanto por pais como por professores particulares. Para ele, a prática pode gerar uma realidade em que “teremos estudantes que terão oportunidade de aprender em processos de ensino mediados por profissionais [mais capacitados, com mais formação] e estudantes que não terão a mesma oportunidade”.

(NEXO Jornal. A pressão do MEC pela regulamentação do homeschooling. Abr/2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/06/A-press%C3%A3o-do-MEC-pela-regulamenta%C3%A7%C3%A3o-do-homeschooling. Acesso em: 14/07/2021)

Por mais que o debate sobre o ensino domiciliar seja amplo, suscitando diversas abordagens, é possível identificar pontos mais polêmicos em torno da questão. Nesse sentido, a partir das posições expressas no texto do enunciado, está correta a seguinte afirmação:
A
o principal ponto divergente é quanto à precariedade das instalações escolares.
B
as posições convergem para a necessidade de capacitação dos pais por meio de diplomação específica de educador social.
C
um dos pontos divergentes é em torno do processo de formação cultural das crianças.
D
a defesa do homeschooling está baseada no processo de socialização secundário.
E
os defensores da manutenção do sistema escolar reforçam a importância da socialização secundária.