Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2019
Fase Única
https-g1-globo-com94bcc5c6c8

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/01/geografo-milton-santos-e-homenageado-por-doodle-do-google.ghtml>

No dia 1º de outubro de 2018, a Google, gigante do ramo de tecnologia da informação, homenageou, através do doodle (modificação no logo original de busca) em sua plataforma .br, o professor Milton Santos, que ganhou em 1994, no mesmo dia 1º de outubro, o prêmio Valtrin Lud, considerado o “Nobel da Geografia”. Muitos intelectuais consideram o professor como maior expoente da geografia brasileira. Dentre as várias contribuições que Milton Santos deixou, assinale a alternativa que evidencia um dos trabalhos mais importantes realizados por ele, em uma carreira acadêmica de mais de 50 anos. 
A
Ao estudar os aspectos naturais do território brasileiro, o professor elaborou, na década de 1970, uma nova classificação física, dividindo o Brasil em seis domínios Morfoclimáticos: Amazônico, Caatinga, Cerrado, Araucárias, Mares de Morros e Pradarias, com áreas de transição entre eles. 
B
O professor que, durante boa parte de sua vida foi militante político e exerceu vários cargos administrativos, sobretudo na área de geografia urbana, atuou em diferentes governos, tanto na esfera municipal, estadual e federal, colocando em prática seus estudos relacionados ao planejamento urbano. 
C
As estudar o fenômeno da globalização, o professor apresentou três formas distintas de compreendê-la: a globalização como fábula (aquela que nos é mostrada e oferecida); a globalização como perversidade (considerada real e perversa); e a globalização como possibilidade(uma outra globalização, mais humana). 
D
Seus estudos, na área de população, são referência mundial. Sua teoria, baseada na “sujeição moral” que defende a ideia de privação voluntária, para tentar diminuir o avanço da população mundial é motivo de críticas. Mas muitos governos a defendem, sobretudo aqueles mais fragilizados no aspecto social.