Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2007
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
hulha-e-tambem-chamada273fe389d9d
A hulha é também chamada de carvão mineral e apresenta cerca de 80% de carbono. Sua combustão completa pode ser representada de forma simplificada pela equação:
 
C(s) + O2(g) → CO₂(g) + 94 kcal

Hoje seu aproveitamento industrial tem sido feito pela destilação seca ou pirólise, que consiste em seu aquecimento (de 600 a 1000 ºC) na ausência de oxigênio, processo após o qual se formam três frações.

a) A fração gasosa é o gás de rua (gás de iluminação), que representa cerca de 20% dos produtos da destilação, sendo formada basicamente por H₂ (49%), CH₄ (34%), CO (8%) e o restante por outros gases, entre os quais CO₂, C₂H₆, NH₃ e H₂S.

b) A fração líquida é constituída

I. pelas águas amoniacais, cujos componentes são substâncias nitrogenadas como aminas, NH₄OH, NH₄NO₃ e (NH₄)₂SO₄ usadas, principalmente, na fabricação de fertilizantes agrícolas; e

II. pelo alcatrão da hulha, matéria oleosa, escura e constituída de diversas substâncias orgânicas, cuja destilação fracionada separa óleo leve (2%, formado por BTX ou benzeno, tolueno ou metilbenzeno, e xilenos ou orto-, meta- e para- dimetilbenzeno, etc.), óleo médio (12%, formado por fenol ou hidroxibenzeno, cresóis ou orto-, meta- e para-metil-hidroxibenzeno, etc.), óleo pesado (10%, formado por naftaleno e seus derivados), óleo de antraceno (25%, formado por antraceno e fenantreno) e piche (51%).

c) A fração sólida é o coque (70% da hulha), um carvão leve e poroso usado principalmente na indústria siderúrgica na obtenção do aço.

REIS, Martha. Interatividade Química. Volume Único, São Paulo, FTD, 2003 [adapt.]

Na fração líquida, chamada de águas amoniacais, têm-se em solução as seguintes substâncias: NH₄OH, NH₄NO₃ e (NH₄)₂SO₄.

Considerando que o hidróxido de amônio ioniza-se segundo a equação
 
NH₄OH(aq) ⇄ NH₄⁺(aq) + OH⁻(aq)

a presença das outras duas substâncias
A
aumenta a quantidade de NH₄OH não ionizado no sistema, por deslocar o equilíbrio para a esquerda.
B
aumenta a quantidade de NH₄OH não ionizado no sistema, por deslocar o equilíbrio para a direita.
C
diminui a quantidade de NH₄OH, por aumentar a quantidade de NH₄⁺ no sistema.
D
diminui a quantidade de NH₄OH, por retirar do sistema íons OH⁻.
E
não altera o equilíbrio em questão.
F
I.R.