A idade dos fósseis pode ser determinada por meio de seu teor de carbono radioativo (C¹⁴).

Todo elemento radioativo possui o que se chama de meia-vida, que é o tempo necessário para que a metade dos núcleos radioativos se desintegre, ou seja, para que uma amostra radioativa se reduza à metade; depois, metade da metade, e assim sucessivamente até se esgotar. Conhecida a velocidade dessa desintegração, a idade de um fóssil pode ser estabelecida pela contagem de seu carbono radioativo, conforme mostra a figura abaixo. Podemos relacionar a massa inicial (M₀) e atual (M) de C¹⁴ com o tempo decorrido (t), pela fórmula M = Mo .
, sendo α = 1,21 x 10-⁴( valor aproximado da constante de desintegração).


Com base nas informações e em seus conhecimentos, analise as afirmações, utilizando ℓn 3 = 1,099.
I) Na estimativa da idade de um fóssil pode ser utilizado apenas o método do C¹⁴ (isóbaro do C¹²), pois, ao final de 17000 anos, a massa restante ainda permite exatidão nas datações.
II) Pode-se afirmar que a massa de C¹⁴ restante num ser em decomposição será por volta de um terço da massa inicial, após um período de 9082 anos, aproximadamente.
III) O C¹⁴ isótopo do C¹², absorvido pelos seres vivos ao longo de sua existência, possui meia-vida de aproximadamente 5730 anos.
IV) Após sua morte, os seres começam a liberar o C¹⁴ absorvido ao longo da vida, transformando-o em seu isótopo, o C¹², que possui o mesmo número de nêutrons do C¹⁴.
Estão corretas apenas as afirmações