“A imagem fotoacústica é uma modalidade de diagnóstico médico recém desenvolvida que se baseia na emissão de uma onda sonora (acústica) na faixa do ultrassom, em resposta à absorção da luz por um material. Este é o chamado Efeito Fotoacústico, descoberto por Graham Bell no final do século XIX. A vantagem desta técnica é que ela pode revelar propriedades da composição molecular dos tecidos, e não apenas propriedades mecânicas destes, como nos exames de ultrassom tradicionais. A técnica ainda não é rotineiramente empregada em humanos mas vários grupos de pesquisa a têm investigado, com o objetivo de explorar o grande potencial no diagnóstico e terapia no tratamento de tumores”.
(Adap. Ciência Hoje, No. 297, Vol. 50 - 10/2012).
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta, considerando a sequência de preenchimento das lacunas.
I – Os dois tipos de onda mencionados no texto, a luz e o som, são de naturezas diferentes, sendo que o som é uma onda puramente ____________.
II – No ultrassom convencional, o equipamento emite ondas que, ao incidir em uma interface entre duas estruturas, podem produzir eco. Essas ondas _________ por sua vez retornam ao equipamento, que as convertem em imagem.
III – Ondas de ultrassom são aquelas que se propagam com __________ maior que aquelas da faixa audível pelo ser humano.