Questão
Simulado UNESP
2020
1ª Fase
imagens-milhares109769dbca8
As imagens de milhares de jovens, a maioria estudantes, segurando guarda-chuvas enquanto se aglutinam ao redor da sede do governo da região remetem ao histórico "Movimento dos Guarda-Chuvas", manifestação pró-democracia ocorrida em 2014.

Guarda-chuva se firma como símbolo da democracia em Hong Kong. Folha.UOL. 12/06/2019. Disponível em:< https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/guarda-chuva-se-firma-como-simbolo-da-democracia-em-hong-kong.shtml> 



Manifestante segura guarda-chuva amarelo em protesto em Hong Kong –AthitPerawongmetha/Reuters

Sobre os protestos em Hong Kong, assinale a alternativa correta:
A
Território colonizado pelos japoneses desde o século XIX, em disputa territorial com a China, os atuais protestos em Hong Kong estão relacionados à pressão pela independência em relação ao poder político e econômico exercido pelos japoneses na ilha, localizada no mar do sul da China.
B
As Ilhas de Hong Kong e Macau foram colonizadas por portugueses no final do século XIX. Em 1999, Macau conseguiu a independência em relação a Portugal, já Hong Kong, tenta o processo desde então, sem sucesso, gerando uma onda de protestos.
C
Colônia britânica até 1997, Hong Kong passou a ser uma região administrativa especial da China. Possui autonomia, o que inclui um sistema político e uma estrutura econômica própria, com exceção das áreas de defesa e relações exteriores, ambas sob o controle da China. A falta de democracia imposta pelo governo chinês tem levado milhares de manifestantes às ruas.
D
O território de Hong Kong sofre forte influência política e cultural da Coreia do Sul. Grande parte das indústrias sul coreanas estão instaladas na ilha, graças à farta mão de obra barata disponível. Localizada na península das Coreias, a população de Hong Kong tem saído às ruas protestar contras os testes de mísseis nucleares realizados pela Coreia do Norte nas proximidades da ilha.
E
O território de Hong Kong foi colônia chinesa, portuguesa e atualmente é um território autônomo inglês. Desde o século XIX, a ilha, localizada na foz do rio de Las Perlas, vem sendo alvo de disputas geopolíticas. A população, de origem predominantemente chinesa, reivindica a independência em relação aos ingleses e a anexação do território para a China.