As imagens abaixo representam espécies de ampla ocorrência em diferentes biomas brasileiros. Na sequência, estão descritas as características dessas espécies bem como dos locais onde se distribuem.


A) A andiroba (Carapa guianensis) é uma árvore de dossel que pode atingir até 30 m de altura. É uma planta que ocorre em floresta de terra firme e de várzea. Em regiões de clima tropical úmido, florescem duas vezes ao ano; a primeira florada ocorre de agosto a setembro, a segunda, de janeiro a fevereiro. Os frutos amadurecem de junho a julho e de fevereiro a março. O óleo de andiroba é um dos produtos medicinais mais vendidos no bioma ao qual pertence por possuir propriedades medicinais anti-inflamatórias e é indicado contra febre, vermes, bactérias e tumores.
B) A macambira (Bromelia laciniosa) está presente da Bahia ao Piauí. É uma planta herbácea, da família das bromeliáceas, que cresce debaixo das árvores ou em clareiras. Possui raízes finas e superficiais e espinhos duros. Desenvolve-se nas terras mais áridas dos trópicos, alimenta-se de ar atmosférico e possui umidade suficiente para resistir às duras secas. Do limbo das folhas da macambira, os sertanejos retiram as fibras aproveitáveis.
C) A mangabeira (Hancornia speciosa) é uma árvore de porte médio, com altura variando de 4 a 7 m, podendo chegar até 15 m, de crescimento lento, copa ampla, às vezes mais ramificada que alta. O caule é geralmente único, tortuoso, rugoso e áspero, com duas a três bifurcações na altura média de 40 a 50 cm da base. Toda a planta exsuda látex de cor branca ou róseo-pálida, utilizado na fabricação de borracha. É uma planta de clima tropical, nativa do Brasil, sendo muito comum nas vegetações abertas dos estados da região central do Brasil.
D) O jenipapeiro (Genipa americana) é uma árvore de grande porte, semidecídua. Possui copa estreita, piramidal e irregular, quando jovem. Nos adultos, torna-se arredondada. Está presente em várias formações florestais, principalmente aquelas situadas em várzeas úmidas ou encharcadas, pois vegeta melhor onde há abundância de água no solo. Tem importância ecológica para o repovoamento de animais da fauna brasileira, sendo muito útil para plantio em áreas brejosas degradadas, crescendo com mais facilidade em regiões de clima quente.
Correlacione corretamente a espécie vegetal ao bioma em que sua distribuição é predominante.