Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
incendio-grandes127e8a43ba1
“Um incêndio de grandes proporções atinge nesta quarta-feira (30) a Chapada Nacional do Araripe, na região do Cariri. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) o fogo começou na terça (29), por volta das 14h, no sopé da Chapada do Araripe, na cidade do Crato. Nesta quarta, as chamas se alastraram em direção à FLONA do Araripe atingindo cerca de 100 hectares de vegetação. O trabalho de combate às chamas está sendo realizado por um grupo de 42 pessoas”.

(Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/cariri/noticia/2024/10/30/incendio-atinge-area-de-preservacao-da-chapada-do-araripe.ghtml).

O texto acima faz menção a um incêndio de grandes proporções e possivelmente criminoso que atingiu a vegetação da Chapada do Araripe no mês de outubro de 2024. Com base nele e no seu conhecimento da dinâmica dos incêndios florestais no Brasil, responda corretamente:
A
Processos de uso e ocupação indiscriminados de áreas vegetadas ou próximas a elas, mediante incremento da urbanização e demais usos do solo, constituem fatores preponderantes para a ocorrência desses incêndios.
B
A vegetação foi profundamente atingida, mas o conjunto da fauna, por possuir capacidade de locomoção ilimitada, conseguiu escapar das chamas.
C
Como ocorre na maior parte dos incêndios florestais no Brasil ele começou naturalmente, sem a intervenção humana que, não raras vezes, é mínima nesses casos.
D
O incêndio se alastrou, basicamente, por conta da presença de uma vegetação completamente seca. A velocidade e direção do vento não foram preponderantes.
E
Crato possui aproximadamente 250 fontes que brotam da Chapada do Araripe. Felizmente, elas são pouco afetadas quando da ocorrência de incêndios na área.