A indústria nos EUA é distribuída através de cinturões conhecidos como “belts”.
Sobre o desenvolvimento do espaço industrial dos EUA, é correto afirmar o que se encontra nas afirmativas:
I- O Cinturão da Manufatura (Manufacturing Belt) está localizado nas regiões nordeste e centro-oeste do país. Lá nasceram grandes setores da indústria, como o têxtil, automobilístico ou o metalúrgico. No começo do século XX ele já concentrava aproximadamente 75% da produção estadunidense. Ao longo dos anos, foi perdendo um pouco de sua força e tendo que enfrentar concorrência, mas até hoje ainda é considerado uma das áreas mais industrializadas do mundo.
II- Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), seguindo uma tendência mundial, as empresas começaram a sair de regiões com grande concentração industrial para irem para regiões com menos indústrias, atraídas pela mão-de-obra barata e qualificada e pelo menor custo de produção. As regiões norte e leste dos EUA foram as maiores beneficiadas por esse processo de dispersão industrial, formando o cinturão da neve (Snow Belt).
III- Reunindo diversas indústrias típicas da Terceira Revolução Industrial, as região sul e oeste formaram um novo grande cinturão: o Cinturão do Sol (Sun Belt), concentrando empresas do ramo da microeletrônica, biotecnologia e indústria aeroespacial.
IV- O Vale do Silício, localizado na Flórida, é assim chamado pelo fato do silício ser o principal material usado para o funcionamento de diversos tipos de eletrônicos, e foi berço para a criação de diversas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo. Apple, Google, Facebook, AMD, NVIDIA, eBay, Yahoo!, HP e Eletronic Arts são alguns dos nomes dessas corporações fundadas no Vale do Silício e beneficiadas com a mão-de-obra qualificada gerada pela Universidade da Flórida, em Miami.