A indústria têxtil é o setor responsável por cerca de 90 % da água utilizada em atividades industriais. Geralmente, a água residual dessas atividades apresenta corantes, que contêm em sua composição metais potencialmente tóxicos. Portanto, faz-se necessário submeter a água residual a um tratamento eficaz, para a retirada desses poluentes, a fim de evitar possíveis impactos ambientais.


A adsorção por carvão ativado é um dos métodos mais eficientes, no entanto, seu processo de preparação é caro e a matéria-prima escassa. Por isso há uma busca por materiais alternativos que garantam a mesma eficiência, mas com custo reduzido. As argilas, materiais de grande abundância natural vêm mostrando bons resultados para aplicação em processos adsortivos.
Adaptado de: < http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v10n5a25.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2020.
Nas indústrias têxteis há uma ampla variedade de corantes utilizados, alguns deles são apresentados a seguir

Em uma pesquisa científica foi estudada a capacidade de adsorção dos corantes vermelho drimaren, laranja indosol e azul indosol por amostras de argila branca. As argilas são materiais de origem natural, conhecidos como argilominerais por possuir em sua composição química espécies como silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio, sendo a forma mais comum a caulinita, Al₂Si₂O₅(OH)₄.
O gráfico apresenta o perfil de eficiência de adsorção da argila para cada corante citado.

Com base nas informações, é possível atribuir