A industrialização no Brasil ocorreu de maneira fragmentada, em diferentes fases ao longo do tempo, sendo influenciada por contextos econômicos, políticos e sociais específicos. “Durante os anos que marcaram a política nacionalista de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, o país viveu um momento em que o aparelho político ampliou suas bases para estimular a industrialização, criando vários órgãos como o Ministério do Trabalho, Industria e Comércio (1931); Ministério da Educação (1933) e IBGE (1938)”
(SCARLATO, Francisco Capuano. O espaço industrial brasileiro – Geografia do Brasil, Edusp, 2011,p.350.)
Considerando esse contexto, analise as assertivas a seguir:
I. A industrialização no Brasil teve início significativo durante o período do “Estado Novo” (1937-1945), com a implementação de políticas de substituição de importações.
II. A região Sudeste foi a principal beneficiária da industrialização no Brasil, concentrando a maior parte das indústrias de base e de bens de consumo duráveis.
III. A industrialização brasileira foi impulsionada, principalmente, pelo investimento estrangeiro direto, especialmente de países como os Estados Unidos e China.
IV. A expansão da indústria do café alavancou a implantação de subsídios agrícolas e melhorou o cenário para a implantação de indústrias de base.
Com relação a essas assertivas é CORRETO afirmar que: