A industrialização no Brasil começou em torno de 1840, com a implantação de indústrias têxteis e alimentares. Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, o setor industrial continuou a crescer. Todavia, foi a partir dos anos 1930 que a industrialização se tornou central no crescimento da economia brasileira. Depois da Segunda Guerra Mundial, a industrialização transformou-se em um projeto político de desenvolvimento. A tese básica era de que o Brasil só se desenvolveria atingindo elevados níveis de renda com a estruturação de um setor industrial forte e inovador. O Brasil estruturou, portanto, um modelo de crescimento industrial baseado na intervenção estatal na economia e no endividamento externo. Este modelo foi implantado e seguido, com pequenas interrupções, até o início dos anos 1980, quando entrou em crise.
Avalie as proposições a seguir sobre o modelo brasileiro de industrialização no pós-Segunda Guerra.
I. - O estado brasileiro, através das empresas estatais, investiu primordialmente em infraestrutura.
II. - O auge do processo de industrialização foi o Plano de Metas, durante o governo Juscelino Kubitschek, com a instalação da indústria automobilística.
III. - Durante os anos 1970, o Brasil não recorreu a empréstimos externos, pois a poupança nacional já era suficiente para financiar o crescimento industrial.
IV. - A base energética nacional foi bastante desenvolvida com as hidroelétricas de Paulo Afonso, Três Marias e Furnas, além de Itaipu e Tucuruí.
V. - Em relação à prospecção de petróleo, foi criada a Petrobras, junto com um sistema de livre concorrência com empresas privadas nacionais e multinacionais.
É correto apenas o que se afirma em