Questão
Simulado USP - FUVEST
2020
1ª Fase
inicio-seculo-XVI-alem1904574db92
No início do século XVI, além do ouro pilhado, o bem mais precioso que os espanhóis poderiam dispor era o trabalho das comunidades indígenas. Durante a fase de organização da ocupação, em terras firmes, preponderou a encomienda. Esta foi a primeira forma institucionalizada de trabalho e reunia aspectos da tradição senhorial ibérica com os costumes tributários pré-hispânicos. As encomiendas eram concedidas como um usufruto aos primeiros colonizadores, uma recompensa por serviços prestados ao rei. O tratamento dispensado pelos encomendeiros e o ritmo de trabalho imposto aos índios, conjugado a falta de defesas imunológicas às doenças introduzidas pelos europeus, resultaram em um declínio populacional acentuado. Diante da queda demográfica, a Coroa se viu obrigada a proteger, reforçar ou mesmo criar mecanismos de preservação das comunidades que se constituíam na única garantia de recrutamento de trabalhadores. 

NEUMNN, Eduardo. Trabalho na América espanhola: salário, servidão e escravidão. Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas. Disponível em: http://anphlac.fflch.usp.br/trabalho-america-espanhola apresentacao 

Sobre o trabalho na América Ibérica, no período da Colonização, pode-se afirmar corretamente que,  

A
enquanto os nativos foram escravizados durante todo o período, os indígenas da América Portuguesa foram substituídos por africanos devido à sua incapacidade para o trabalho. 
 
B
a escravidão indígena foi empregada em regiões da América Espanhola, enquanto nas áreas de colonização lusa, o escambo foi a única forma de trabalho dos nativos. 
 
C
o emprego de mão de obra indígena foi completamente abandonado na América Portuguesa devido à pressão jesuítica, mas prevaleceu nas regiões colonizadas pela Espanha. 
 
D
a mita foi a principal forma de trabalho empregada na América Portuguesa, ao passo que os espanhóis enquadraram a mão de obra indígena em um sistema conhecido como encomienda. 
 
E
o trabalho compulsório na América Espanhola se utilizou de formas de exploração já existentes em algumas regiões do continente, enquanto os lusos implementaram formas de trabalho estranhas aos nativos das áreas colonizadas.