Questão
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2012
Fase Única
inicio-seculo-XX145787c023d
No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República, modernizou-se significativamente. Uma dessas mudanças pode ser observada na Avenida Central, conforme mostra a imagem abaixo.



Analisando essas mudanças ocorridas no Rio de Janeiro, o historiador Nicolau Sevcenko afirma:

As autoridades criaram um plano em três dimensões para enfrentar os problemas. Executar simultaneamente a modernização do porto, o saneamento da cidade e a reforma urbana. Aos líderes desse empreendimento foram dados poderes ilimitados para executarem suas tarefas, tornando-os imunes a possíveis ações judiciais. Como era de se prever, as mudanças atingiram o grosso da população pobre. 

SEVCENKO, Nicolau. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 22-23. [Adaptado].

Considerando a imagem, o fragmento textual e seu conhecimento histórico sobre a temática, é possível inferir que
A
o enfrentamento dos problemas urbanos foi realizado pelos governantes de maneira cautelosa, contando, por isso, com o apoio dos grupos mais politizados.
B
a política sanitarista contou com maciça adesão dos positivistas , que mobilizaram as classes operárias e fundaram a Liga de Apoio à Vacinação Obrigatória.
C
o apoio dos moradores do centro da cidade foi decisivo para o processo de higienização e a eliminação dos focos de doenças.
D
a reurbanização, a partir de uma visão elitista e autoritária, provocou a expulsão das camadas populares do centro da cidade para áreas periféricas.